Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • insumos agrícolas, insumos agricolas, fertilizantes yara, fertilizantes heringer, fertilizantes organicos, fertilizantes químicos, fertilizantes liquidos, fertilizantes nitrogenados, inseticidas, inseticidas agrícolas, adubo orgânico, adubo, adubo organico, adubos araguaia, industrias de fertilizantes, industrias de adubo, industrias de inseticidas.
    No último dia 20 a Petrobras anunciou o seu plano de investimentos para o período de 2017-20, onde diversas medidas foram anunciadas, como a saída da empresa do mercado de fertilizantes. A saída deverá preocupar diversos players do setor de agropecuária, mas na verdade isso pode trazer uma nova perspectiva de melhora no médio/longo prazo.

    A Petrobras é a principal produtora de fertilizantes derivados de nitrogênio, que envolve a utilização de insumos como o petróleo na produção. Porém, desde o início da sua crise financeira, a empresa passou a ter dificuldades de manter o planejamento para a construção de novas fábricas, chegando a cancelar alguns projetos, o que dificulta ainda mais a situação do setor. Com a venda da participação é esperado que a iniciativa privada consiga retomar alguns investimentos e até mesmo aumentar a quantidade de projetos, tendo em vista o gigantesco potencial existente na área de fertilizantes. Essa saída pode incentivar até mesmo empresas de outros tipos de fertilizantes, como no caso de potássio e fósforo, a aumentar a produção interna.

    Assim, apesar do temor que é gerado com este anúncio de saída da Petrobras do mercado de fertilizantes, dado a grande participação da mesma na produção interna do setor, a mudança poderá trazer um novo fôlego para o setor privado, com inovações e ampliação da produção de fertilizantes no País.

    Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino