Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • insumos agrícolas, insumos agricolas, fertilizantes yara, fertilizantes heringer, fertilizantes organicos, fertilizantes químicos, fertilizantes liquidos, fertilizantes nitrogenados, inseticidas, inseticidas agrícolas, adubo orgânico, adubo, adubo organico, adubos araguaia, industrias de fertilizantes, industrias de adubo, industrias de inseticidas.

    O mercado de fertilizantes está menos aquecido no Brasil. Isto se deve a múltiplos fatores. Pelo lado da demanda, os eventos climáticos ocasionados pelo El Niño geram incertezas aos produtores, os quais travaram suas compras de insumos para a segunda safra. Além disso, tem havido um recuo no preço internacional de commodities, reduzindo seu ímpeto de produção e, consequentemente, a demanda por fertilizantes.

     

    Pelo lado da oferta, as tensões geopolíticas ainda exercem influência no cenário. Caso o conflito entre Israel e Hamas se intensifique ainda mais, há o risco de bloqueios em corredores marítimos estratégicos. Além disso, o governo chinês anunciou medidas de restrição de suas exportações com o intuito de atender o mercado interno. Ao mesmo tempo, o Egito anunciou que deverá cobrar preços mais caros para sua ureia exportada. Há ainda o risco de a Índia anunciar redução de subsídios em sua produção de cloreto de potássio, o que pode aumentar seus preços no mercado mundial.

     

    Diante disso, uma das opções que se vislumbra no horizonte é uma retomada da produção brasileira de fertilizantes. A atual gestão da Petrobras tem anunciado planos bilionários de investimentos visando a recuperação da produção nacional. Novas fábricas também aguardam licença para operar, principalmente na região do Triângulo Mineiro. Assim sendo, o incremento da produção interna pode diminuir as fragilidades da cadeia produtiva do agronegócio, a qual é, até o momento, notadamente dependente da importação de insumos estratégicos.

     

    Especialista do Setor Henrique Pavan.