Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • bancos, itau empresas, c6 bank, bancos brasileiros, bancen, banco caixa, bancos digitais, financiamento itau, safra financiamentos, banco 24hs, instituições financeiras, banco online, sisbacen, bmg, consorcio sicredi, bitcoin banco, emprestimo online, emprestimo para negativado, crédito, creditas, serasa ecred, emprestimo consignado, cooperativas de crédito, cooperativa de credito
    No dia 31 de janeiro de 2008, o Conselho Monetário Nacional (CMN), alterou a fórmula pela qual é calculada a Taxa Referencial (TR). O cálculo da TR é constituído pela média dos Certificados de Depósito Bancários (CDB) e Recibo de Depósito Bancários (RDB), em função da captação das trinta maiores instituições financeiras do país, cujo resultado é a TBF, mais um redutor “b”, percentual da TBF que varia conforme a taxa se altera. A TR é base para a taxa de juros praticados no sistema financeiro, incluindo a remuneração da poupança.
    A mudança no cálculo possui um caráter técnico e impede que a TR possa apresentar valores negativos. Em termo práticos, a remuneração mínima da caderneta de poupança será 0,5% ao mês, como previsto em 1991. O motivo da alteração foi decorrente das mudanças anteriores no cálculo, acentuando a perda de rendimentos frente a tendência de queda nos juros. Em um mês como fevereiro, pelo número de dias úteis, o retorno da caderneta de poupança poderia apresentar valores inferiores a 0,5%. Logo, a poupança torna-se um investimento indicado no curto prazo (antes de seis meses) ao pequeno poupador, superando os fundos DI e renda fixa que tiverem taxas de administração maiores que 2,5%.