Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • instituições de ensino, empresas do setor instituições de ensino, empresas do segmento instituições de ensino, setor instituições de ensino, segmento instituições de ensino, economia, macroeconomia
    De acordo com o estudo “Observatório do Ensino Superior“ realizado pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), em parceria com a Educa Insights, houve um crescimento no número de estudantes paulistas que pretendem adiar o ingresso na graduação.

    A pesquisa, coletada no início deste ano, indica que 38% dos respondentes planejam iniciar a graduação apenas na segunda metade de 2021 (+14 p.p./novembro de 2020). Outros 13% responderam apenas no início de 2022, e 24% está incerto e aguardará para decidir. A declaração de matrículas recuou de 54% em novembro de 2020 para 35% em janeiro deste ano, no presencial; e de 43% para 41% no EAD.

    Os dados apontam ainda que a realização do ENEM 2020 em meio à pandemia impactou na decisão dos estudantes paulistas em fazer vestibular presencial nas IES particulares: 63% dos respondentes afirmaram que a realização da prova afetou negativamente sua intenção de realizar uma prova de vestibular em um formato presencial devido à pandemia. Com isso, o medo de contaminação impactou diretamente a abstenção nas provas.

    Diante deste contexto, as universidades particulares decidiram adiar o retorno às aulas presenciais no Estado de São Paulo, mesmo diante de autorização via Decreto que estabeleceu a retomada das atividades no ensino superior presencial com 35% dos estudantes a partir da fase amarela do plano de flexibilização. Esta decisão, que mantém o modelo remoto para as aulas teóricas neste primeiro semestre, justifica-se tanto pela boa aceitação do ensino a distância quanto pelas incertezas sobre o plano de flexibilização das medidas de isolamento social e o plano de vacinação.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues