Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • instituições de ensino, empresas do setor instituições de ensino, empresas do segmento instituições de ensino, setor instituições de ensino, segmento instituições de ensino, economia, macroeconomia

    Diante das polêmicas envolvendo o Ministério da Educação neste novo governo, como a demissão do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, as 14 demissões no alto escalão da pasta, bem como o corte de 30% no orçamento de determinadas universidades federais recentemente anunciado, cresce a incerteza quanto à execução de metas e ações prioritárias relacionadas à educação nacional.

    Neste contexto, observou-se também que, das 100 mil bolsas a juros zero disponibilizadas pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), apenas 15,8 mil foram contratadas neste primeiro semestre de 2019, enquanto 52,9 mil estão em processo de finalização e 31,3 mil são vagas remanescentes. Além disso, o setor sofre também com a alta inadimplência do programa: hoje, 60% dos tomadores de crédito estão com parcelas atrasadas.

    Outro desafio é a alta evasão no ensino superior privado, que perde, anualmente, cerca de 28,5% dos alunos que ingressam nos cursos presenciais, e 34,3% dos ingressantes na modalidade a distância deixam os cursos ainda no primeiro ano (Semesp1, 2019).

    Desta forma, é nesta conjuntura que as instituições de ensino superior privadas buscam alternativas de financiamento para os estudantes dependentes desta iniciativa para cursar uma universidade, tendo em vista a alta concorrência pelas vagas no setor público. Além disso, buscam investir em qualidade, principalmente no que diz respeito aos cursos online, uma vez que é esta modalidade que tem compensado as perdas dos cursos presenciais nos últimos anos.

    1 Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

     

    Especialista do Setor: Fernanda Rodrigues.