-
AutorLafis
-
Ano2024
-
Categoria
-
Analista ResponsávelHenrique Pavan
Durante a cúpula do G-20, ocorrida no Rio de
Janeiro, os governos brasileiro e argentino assinaram um acordo de
comercialização para transportar o gás da reserva de Vaca Muerta (Argentina)
para o território brasileiro. Para além dos evidentes impactos geopolíticos de
integração regional, tal fato assinala aspectos econômicos relevantes, que
deverão impactar o setor de gás brasileiro em algumas dimensões.
O que se sabe é que, a princípio, haverá um
incremento da oferta de gás em 3 milhões de metros cúbicos diários até o fim do
ano para o Brasil, com a utilização da infraestrutura existente, possivelmente
adaptando as condições de transporte do já existente Gasbol. Todavia, em um
prazo mais dilatado, espera-se ampliar tal influxo em 30 milhões de metros
cúbicos por dia, algo que demandará uma gama de investimentos em gasodutos, um
desafio que afeta até mesmo o escoamento da produção interna brasileira já existente.
Há, com efeito, um ponto de atenção para as
empresas brasileiras exploradoras de gás: os preços competitivos do gás
argentino. Influenciados pela grande oferta de shale gas em Vaca Muerta, os
preços do gás no país vizinho chegam ao Brasil por cerca de metade do valor do
nosso custo interno, que é de cerca de US$
14 por milhão de BTUs (sigla para British Thermal Unit). Atualmente, a
Argentina produz em torno de 140 milhões de metros cúbicos por dia, com a Bacia
Neuquina liderando a produção, responsável por 55% das reservas provadas e
atendendo principalmente à demanda residencial e industrial. No Brasil, o custo
do gás tende a ser mais elevado devido às limitações na infraestrutura interna
e a um modelo de exploração predominantemente offshore, onde os custos de
extração e transporte são mais elevados. Assim, uma entrada maciça de gás
argentino no mercado brasileiro poderia deslocar parte da produção doméstica.
Do ponto de vista das distribuidoras, poderia
ocorrer um impacto positivo, pois a oferta ampliada de gás mais barato poderia
reduzir custos e melhorar a competitividade frente a outras fontes de energia,
como a eletricidade e os combustíveis líquidos. Se, efetivamente, a
infraestrutura estiver consolidada, tal fato poderá ser alvissareiro para as
distribuidoras, ainda mais se o nível de atividade econômica – especialmente a
industrial – se mantiver dinâmico da maneira que temos vistos ao longo dos últimos
anos.
Portanto, enquanto a importação de gás
argentino oferece benefícios logísticos e econômicos para as distribuidoras,
ela também representa desafios competitivos significativos para as produtoras
nacionais. O balanço entre esses fatores dependerá de políticas que favoreçam a
competitividade doméstica e a infraestrutura necessária para integrar os
mercados de gás de ambos os países.
Especialista do Setor Henrique Pavan.
Postagens Recentes
-
6 de dezembro de 2024
-
-
-
-
6 de dezembro de 2024
Video
Categorias
- Aços Longos (9)
- Aços não Planos (1)
- Aços Planos (10)
- Agricultura Geral (56)
- Algodão (1)
- Alimentos Geral (1)
- Alumínio (38)
- Atacadistas (31)
- Autopeças (38)
- Bicicletas e Motocicletas (31)
- Biodiesel (22)
- Café (26)
- Calçados (32)
- Carnes (Aves) (3)
- Carnes (Bovinos) (3)
- Carnes (Bovinos, Aves, Suínos) (56)
- Carnes (Suínos) (1)
- Celulares e Equipamentos de Comunicação (27)
- Celulose (4)
- Cerveja (64)
- Cimento (37)
- Combustíveis Automotivos (58)
- Comércio Varejista Geral (105)
- Construção e Mercado Imobiliário (66)
- Cosméticos e Higiene Pessoal (60)
- EBusiness (44)
- Embalagens (29)
- Energia Elétrica Distribuição (15)
- Energia Elétrica Geração (59)
- Energia Elétrica Transmissão (9)
- Energia Elétrica Transmissão e Distribuição (60)
- Fundição (25)
- Gás Natural (27)
- Hotéis e Turismo (57)
- Indústria do Fumo (2)
- Indústria Farmacêutica (38)
- Indústria Naval (4)
- Indústria Sucroalcooleira (63)
- Instituições de Ensino (48)
- Instituições Financeiras (72)
- Instituições Financeiras (1)
- Insumos Agrícolas (32)
- Laticínios (39)
- Linhas Branca Marrom e Port (34)
- Macroeconômico (23)
- Máq Agricolas Automotrizes (25)
- Máquinas e Equipamentos (35)
- Materiais de Acabamento (32)
- Meios de Pagamento (42)
- Mineração Geral (52)
- Minério de Ferro (5)
- Móveis (25)
- Navegação e Portos (67)
- Ouro (1)
- Papel e Celulose (40)
- Petróleo Produção e Refino (52)
- Planos de Saúde e Hospitais Privados (42)
- Plásticos (31)
- Pneus (30)
- Produtos Limpeza Doméstica (35)
- Química e Petroquímica Geral (47)
- Refrigerante e Água Mineral (25)
- Seguros (34)
- Shopping Centers (37)
- Siderurgia (51)
- Snacks Chocolates e Biscoitos (39)
- Soft Drinks Bebidas Não Alcoólicas (27)
- Soja e Biodiesel (32)
- Tecnologia da Informação (29)
- Telecomunicações (54)
- Telefonia Fixa (9)
- Têxtil e Confecções (38)
- Tintas e Vernizes (7)
- Transporte Aéreo (83)
- Transporte Ferroviário (54)
- Transporte Geral e Logística (1)
- Transporte Rodoviário (60)
- Trigos e Derivados (42)
- TV por Assinatura (2)
- Veículos Leves e Mobilidade (86)
- Veículos Pesados e Carroçarias (60)