Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • fundição, empresas do setor fundição, empresas do segmento fundição, setor fundição, segmento fundição, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A  principal produtora de fundidos brasileira, a Tupy, anunciou um investimento para os próximos dois anos no montante de R$ 264 milhões objetivando a expansão da  capacidade produtiva da sede de Joinville (SC), que se encontra atualemente próxima ao seu limite de produção.

    Com os investimentos, a empresa ampliará a capacidade de produção em 28%, alcançando 640 mil toneladas até 2012. Serão colocados em funcionamento uma nova linha de cabeçotes e pequenos blocos de motores, pois com o aumento da demanda pelo setor de autopeças se torna necessário tal aplicações. Ademais, está previsto para 2011, uma nova linha  de fundição de blocos de motor em ferro vermicular, isto é, uma liga que garante maior leveza e resistência quando usada em automóveis. Já, para Mauá (SP),  onde se localiza a unidade de grandes blocos de motor para veículos pesados, será destinado um aporte em torno de R$ 25 milhões, objetivando a modernização do processo produtivo.

    O setor de fundição brasileiro é composto majoritariamente por pequenas e médias empresas (cerca de 95%), representando uma capacidade pequena de expansão de sua produção, o que revela uma dificuldade em suprir uma alta na demanda de fundidos, portanto, com a expansão da capacidade produtiva da Tupy, há índicios de crescimento nas vendas para o mercado externo.