Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • fundição, empresas do setor fundição, empresas do segmento fundição, setor fundição, segmento fundição, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    Em 2020, a produção de fundidos apresentou retração de 9,4% em 2020 em relação ao ano anterior. As exportações apresentaram retração de 28,6% em volume e 25,7% em dólares no ano.

    O movimento descrito acima foi provocado pela crise do Covid-19, que levou a paralização de fábricas e um elevado grau de incertezas na economia. Importantes segmentos demandantes do setor de fundição apresentaram retração ao longo do ano, com destaque para o segmento automotivo, principal destino de peças fundidas e que apresentou forte retração das vendas ao longo de 2020. No ano, a produção de total de veículos, considerando veículos leves, caminhões e ônibus, apresentou retração de quase 1 milhão de unidades em relação ao ano de 2019.

    Por outro lado, é importante destacar que, de acordo com dados da ABIFA (Associação Brasileira de Fundição), houve ligeira melhora dos dados no final do ano, com o setor empregando mais em dezembro de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019 (56.165 empregados) e com um maior nível de produção.

    Desta maneira, influenciado principalmente por uma fraca base de comparação, as perspectivas são positivas para o setor de fundição em 2021, ainda que existam incertezas no cenário econômico, com destaque para a delicada situação do mercado de trabalho, com um número elevado de desempregados em um cenário de manutenção de medidas de distanciamento social exigidas para o combate ao coronavírus.

    Especialista do Setor Marcel Tau Carneiro