Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • fundição, empresas do setor fundição, empresas do segmento fundição, setor fundição, segmento fundição, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    Produção de Fundidos

    De janeiro a julho de 2024, a produção total de fundidos no Brasil apresentou variação de apenas 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, somando 1.491 mil toneladas, ante 1.489 mil toneladas. O segmento de fundidos de ferro, que responde pela maior parcela da produção setorial, avançou 1,0%.

    O aumento da produção de veículos, como mostrado mais detalhadamente abaixo, pode favorecer a produção de fundidos nos próximos meses, considerando a expansão em todos os segmentos, com destaque para os segmentos de caminhões e de ônibus.

    Demandantes - Veículos

    De maneira agregada, a indústria de automóveis e motocicletas mostrou crescimento na produção entre janeiro e outubro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior (9,7%).

    Todos os segmentos apresentaram expansão da produção, com destaque para os segmentos de ônibus e caminhões. A produção de caminhões foi fortemente impactada pela mudança tecnológica envolvendo questões ambientais e avançou 42,8% no período. Por sua vez, a fabricação de ônibus apresentou crescimento de 35,3%, veículos leves 7,1% e motocicletas 11,0%.

    Dado a relevância da indústria de veículos automotores para a indústria de fundição, o crescimento robusto dessa indústria como um todo é positivo para setor de fundição.

    Demandantes - Bens de Capital

    A produção de bens de capital, outro importante demandante do setor de fundidos, apresentou crescimento de 7,5% entre janeiro e setembro de 2024 x 2023. Enquanto o segmento de equipamentos de transporte industrial avançou 22,6%, o segmento de bens de capital, excluindo transporte avançou 2,7%.

    Com os recentes resultados, o setor de bens de capital apresentou reversão da tendência de retração observada nos últimos anos, permanecendo acima do patamar anterior a pandemia.

    Considerando algumas subdivisões de bens de capital, o desempenho observado desse início de ano foi puxado pela produção de veículos, reboques e carrocerias, além de equipamentos de informática e produtos eletrônicos.

    Exportações (Peso e Valor)

    Quanto às exportações de fundidos, estas apresentaram retração na comparação entre janeiro e julho de 2024 e o mesmo período de 2023 (-12,5%). A soma das exportações totais de fundidos, em toneladas, ficou em 179,4 mil toneladas, ante 205,0 mil toneladas nos mesmos meses do ano anterior e representou 12,0% da produção de fundidos.

    Já em valor, as exportações apresentaram queda de 10,7%, somando US$ 526,1 milhões entre janeiro e julho de 2024, ante US$ 588,9 no mesmo período de 2023. A queda do volume aliado a menores preços justifica a redução do valor exportado pelo setor.

     Especialista do Setor Marcel Tau.