Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • fundição, empresas do setor fundição, empresas do segmento fundição, setor fundição, segmento fundição, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2014
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A indústria brasileira de fundição vem sofrendo impactos negativos nos últimos anos e tem baixas perspectivas para o ano de 2014, tendo em vista um arrefecimento das atividades de diversos de seus demandantes. Algumas características  justificam as dificuldades de atuação do setor no país, principalmente no período recente.

    Um dos pontos que a Associação do setor destaca (a ABIFA) no tocante ao mercado interno, se refere à alta rigorosidade da Legislação Ambiental que atrapalha alguns negócios. Também, a Legislação Trabalhista imprime ameaças à competividade so setor no mercado global, segundo a direção dessa associação devido a um "protecionismo excessivo". Outro importante fator que  impacta os negócios do setor é relacionado aos altos custos da energia no país, que afeta a estrutura de custos do setor que é eletrointensivo.

    Em relação ao mercado externo, a situação cambial é a que mais afeta o setor fundiário no país, que possui qualidade produtiva reconhecida. Em segundo lugar, destaca-se a questão infraestrutural no país, o que acarreta em altos custos com fretes e tempo de fornecimento. Para se ter uma idéia, o setor já chegou a exportar cerca de 60% de sua produção, há duas décadas atrás, e hoje esse percentual não ultrapassa os 20%. Se por um lado, é importante notar o deslocamente da oferta de fundidos ao mercado interno no período recente, é importante lembrar que o setor passou a depender diretamente de um bom desempenho da economia brasileira.

    Analista do Setor: Thaís Virga