Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • embalagens, empresas do setor embalagens, empresas do segmento embalagens, setor embalagens, segmento embalagens, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2012
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Felipe Souza
    A americana International Paper e a brasileira Jari Celulose Papel e Embalagens anunciaram ontem (25) um acordo que prevê a criação de uma joint venture voltada para o setor de embalagens no Brasil, com investimento previsto de US$ 470 milhões. A parceria marca a entrada da IP neste segmento de mercado, detendo 75% de participação da nova empresa, que ainda não tem nome definido. A sede deve ser em São Paulo e a expectativa é de que o negócio seja concluído no primeiro trimestre de 2013. 

    A International Paper atua no país desde 2010 e é a terceira maior fornecedora local, com produção de 365 mil toneladas ao ano nas três fábricas de papel e celulose que opera no país. Por sua vez, a Jari Celulose Papel e Embalagens pertence ao grupo Orsa, operando no país três fábricas de papelão para embalagens e quatro unidades de produção de caixas de papelão ondulado. Pelos termos, a Jari vai transferir estas fábricas à nova empresa, além da sua carteira de clientes, que conta com cerca de 400 nomes. 

    O setor de embalagens é atualmente dominado por poucas e grandes empresas, como Klabin e MeadWestvaco. A joint venture aumentará a concorrência no segmento, sinalizando que o mercado nacional de papéis, sobretudo para uso em embalagens voltou a atrair atenção e investimentos de grandes empresas.