Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • embalagens, empresas do setor embalagens, empresas do segmento embalagens, setor embalagens, segmento embalagens, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2015
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Felipe Souza
    Na última quarta-feira, 25/11, foi assinado em Brasília um acordo setorial com representantes do comércio, indústria e distribuidores para consolidar as responsabilidades pela logística reversa no Brasil. Com esse acordo em voga, as empresas se comprometem a implementar projetos focados no apoio às cooperativas de catadores e na oferta de pontos de entrega voluntária – os chamado PEVs.

    Este acordo é um dos maiores avanços em termos de logística reversa para o setor de embalagens. A diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso, comenta que 35% do descarte brasileiro é composto por lixo seco, sendo que destes 70% são embalagens. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens em geral devem providenciar meios para que o descarte seja feito de maneira correta e tenha um destino apropriado, priorizando assim a reciclagem. 

    A intermediação do acordo foi feita pelo Grupo Coalizão Empresarial, que representa 22 associações do comércio, indústria e distribuição. Abre-se portanto um novo caminho - mais formal - para que as empresas tenham segurança para investir em projetos de logística reversa de embalagens, cumprindo com suas obrigações legais e colaborando o meio ambiente.

    Analista responsável: Robson Poleto