16 de abril de 2021
-
AutorLafis
-
Ano2021
-
Categoria
-
Analista ResponsávelFernanda Rodrigues
De acordo com o Censo do E-commerce, divulgado pela consultoria Neotrust, o comércio eletrônico no Brasil apresentou um crescimento de 68,1% no faturamento do setor no consolidado do ano de 2020, quando comparado ao ano anterior, alcançando R$ 126,3 bilhões. Tal resultado foi impulsionado pelo cenário vivido no período, quando a pandemia levou a uma restrição na circulação de pessoas, bem como o fechamento do comércio presencial e não essencial, direcionando boa parte das compras das famílias para os canais digitais.
Com isso, foram realizados 301 milhões de pedidos no último ano (+68,5%/2019), enquanto o valor do tíquete médio apresentou leve recuo no período (-0,2%), passando de R$ 420,24 em 2019 para R$ 419,40 em 2020. Este comportamento se justifica por um crescimento nas compras de itens de menor valor, como alimentos e itens de higiene pessoal, uma vez que os canais físicos e tradicionais que comercializam estes itens estavam fechados ou com restrições de funcionamento.
Por categoria, “Moda e acessórios” foi responsável por 19,9% dos pedidos realizados em 2020, seguida por “Beleza, perfumaria e saúde” (14,4%). Em termos de faturamento, a categoria “Telefonia” apresentou 20,3% das vendas no setor no período, seguida por “Eletrodomésticos e ventilação” (15,9%). Ou seja, as categorias onde o tíquete médio é menor acabam concentrando o maior volume de pedidos, enquanto as categorias de produtos com valores mais elevados concentram um maior faturamento.
Por localização, 64,8% dos pedidos realizados no período foram concentrados na região Sudeste, seguida pelas regiões Nordeste (14,0%) e Sul (13,6%). No caso do Nordeste, destaque para o crescimento desta participação igual a 2,2 p.p. em relação à 2019, ocupando parte do espaço perdido na região Sudeste (-1,5 p.p.).
Portanto, o comércio eletrônico nacional tem conquistado cada vez mais novos clientes, comportamento que foi intensificado durante a pandemia e suas medidas de isolamento social – os dados da Neotrust apontam que o e-commerce brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos consumidores durante o último ano. Desta forma, as lojas virtuais concentraram 42,9 milhões de consumidores entre janeiro e dezembro de 2020, apontando um crescimento de 36,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Especialista do Setor Fernanda Rodrigues
Postagens Recentes
-
-
16 de abril de 2021
-
16 de abril de 2021
-
16 de abril de 2021
-
-
16 de abril de 2021
Video
Categorias
- Aços Longos (9)
- Aços não Planos (1)
- Aços Planos (10)
- Agricultura Geral (47)
- Algodão (1)
- Alimentos Geral (1)
- Alumínio (26)
- Atacadistas (19)
- Autopeças (26)
- Bicicletas e Motocicletas (16)
- Biodiesel (22)
- Café (16)
- Calçados (18)
- Carnes (Aves) (3)
- Carnes (Bovinos) (3)
- Carnes (Bovinos, Aves, Suínos) (46)
- Carnes (Suínos) (1)
- Celulares e Equipamentos de Comunicação (16)
- Celulose (4)
- Cerveja (47)
- Cimento (27)
- Combustíveis Automotivos (45)
- Comércio Varejista Geral (83)
- Construção e Mercado Imobiliário (53)
- Cosméticos e Higiene Pessoal (48)
- EBusiness (29)
- Embalagens (19)
- Energia Elétrica Distribuição (15)
- Energia Elétrica Geração (46)
- Energia Elétrica Transmissão (9)
- Energia Elétrica Transmissão e Distribuição (48)
- Fundição (14)
- Gás Natural (19)
- Hotéis e Turismo (43)
- Indústria do Fumo (2)
- Indústria Farmacêutica (26)
- Indústria Naval (4)
- Indústria Sucroalcooleira (54)
- Instituições de Ensino (35)
- Instituições Financeiras (58)
- Instituições Financeiras (1)
- Insumos Agrícolas (21)
- Laticínios (27)
- Linhas Branca Marrom e Port (23)
- Macroeconômico (21)
- Máq Agricolas Automotrizes (12)
- Máquinas e Equipamentos (23)
- Materiais de Acabamento (22)
- Meios de Pagamento (31)
- Mineração Geral (43)
- Minério de Ferro (5)
- Móveis (16)
- Navegação e Portos (56)
- Ouro (1)
- Papel e Celulose (30)
- Petróleo Produção e Refino (41)
- Planos de Saúde e Hospitais Privados (27)
- Plásticos (21)
- Pneus (17)
- Produtos Limpeza Doméstica (22)
- Química e Petroquímica Geral (36)
- Refrigerante e Água Mineral (25)
- Seguros (22)
- Shopping Centers (26)
- Siderurgia (40)
- Snacks Chocolates e Biscoitos (25)
- Soft Drinks Bebidas Não Alcoólicas (15)
- Soja e Biodiesel (23)
- Tecnologia da Informação (18)
- Telecomunicações (43)
- Telefonia Fixa (9)
- Têxtil e Confecções (22)
- Tintas e Vernizes (7)
- Transporte Aéreo (71)
- Transporte Ferroviário (42)
- Transporte Geral e Logística (1)
- Transporte Rodoviário (49)
- Trigos e Derivados (30)
- TV por Assinatura (2)
- Veículos Leves e Mobilidade (70)
- Veículos Pesados e Carroçarias (50)