4 de outubro de 2024
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AutorLafis
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Ano2023
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Categoria
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Analista ResponsávelAlexandre Favaro Lucchesi
A indústria de cosméticos e beleza tem usado a inteligência artificial para aumentar o nível de segurança nestas situações, envolvendo a compra ou o lançamento de produtos. Empresas como as multinacionais L'Oréal, Natura & Co. e a brasileira Boticário vêm investindo cada vez mais em tecnologia a fim de garantir assertividade nas escolhas, seja por parte do consumidor ou das suas próprias apostas no mercado -que, por sinal, só cresce. O Brasil é o segundo maior mercado de perfumaria do mundo, só atrás dos Estados Unidos. As vendas em 2022 movimentaram US$ 6,8 bilhões (R$ 32,6 bilhões), segundo a consultoria Euromonitor. Em maquiagem, o país está entre os dez maiores consumidores globais, com faturamento de US$ 2 bilhões (R$ 9,5 bilhões) no ano passado.
As inovações também são percebidas do ponto de vista ambiental. Marcas tem apostado em maquiagem sem embalagem, o que possibilitou a conquista de patente pela AmoKarité, por exemplo, que vende cosméticos veganos naturais, com o propósito de serem multifuncionais e sustentáveis. É a aposta em beleza sustentável e multifuncional, sendo que a empresa pretende utilizar o material até o fim sem produzir lixo, já que não há recipientes plásticos comumente descartados. Além disso, a marca propõe que o mesmo produto tenha utilidades diferentes, podendo ser utilizado como sombra, blush e batom. O valor dos produtos varia de R$ 39 a R$ 99. Para armazenar os cosméticos sólidos da AmoKarité, as sócias Estephanie Gustavson e Clara Klabin recomendam que sejam reutilizadas embalagens que as pessoas já têm em casa e que seriam descartadas.
Especialista do Setor Alexandre Favaro Lucchesi
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