Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • construção, construção civil, casa e construção, construtor civil, mercado imobiliário, construções, empresas de construção civil, construtora fontana, Construtora Queiroz Galvão, Construtora Tenda, Cyrela,  MRV, Odebrecht, Atlântico Sul

    O Indicador Abrainc-Fipe aponta uma retração no número de lançamentos entre janeiro e outubro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior (-7,7%). Com o resultado, o número de novos imóveis lançados neste intervalo foi de 85.575 unidades. Enquanto no segmento de médio e alto padrão (MAP) os lançamentos recuaram 39,7%, no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) houve avanço de 11,4%.

    A partir dos dados divulgados, é possível observar uma reversão das tendências em ambos os segmentos, com crescimento dos lançamentos do MCMV após a queda recente e o movimento contrário no segmento de MAP.

    As vendas do mercado imobiliário avançaram 23,5% na comparação entre janeiro e outubro de 2023 com o mesmo período de 2022. No segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), houve crescimento de 12,5% das vendas, enquanto no segmento popular houve expansão de 27,3% das vendas, revertendo a tendência de queda observada em relatórios anteriores para esse segmento.

    Por fim, a confiança da construção apresentou bom desempenho nos últimos anos, ao compararmos com a série histórica do indicador. É importante destacar que o índice “Situação Atual” piorou nos últimos meses, respondendo aos juros elevados e menor volume de lançamentos, enquanto “Expectativas” apresentou maior oscilação, em linha com ainda incertezas políticas e econômicas.

     

    Analista Responsável Marcel Tau