Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cimento, empresas do setor cimento, empresas do segmento cimento, setor cimento, segmento cimento, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2020
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    Em 2019, a fabricação de cimento avançou 2,9% em relação ao ano anterior (segundo dados do IBGE). Tal resultado está em linha com o crescimento das vendas observado no mesmo período, que apresentaram expansão de 1,6% em relação a 2018, segundo dados do SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento). Já a produção de insumos típicos da construção civil, na mesma base de comparação, avançou 1,7%, novamente em linha com o desempenho do setor cimenteiro.

    O avanço do número de unidades lançadas no mercado imobiliário ao longo de 2019 justifica o maior volume de produção setorial, mas é importante destacar que a produção de cimento permanece em um patamar relativamente baixo de produção considerando as máximas históricas.

    Para 2020, as perspectivas são otimistas para o setor de construção e para o setor de cimento, especialmente em relação ao mercado imobiliário. Um indicador importante que demonstra este sentimento por parte do empresariado do setor é o Índice de Confiança da Construção, elaborado pela FGV, e que avançou 9,7 pontos em janeiro de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019. Na mesma base de comparação, considerando os dois subgrupos que mensuram a confiança no setor (situação atual e expectativas), nota-se uma melhoria da confiança de maneira generalizada, com aumento de 9,2 pontos percentuais para situação atual e 9,6 pontos para expectativas. É importante destacar ainda que o nível de confiança está em um patamar próximo ao período que antecedeu a recessão observada nos últimos anos.

    Especialista do Setor Marcel Tau