Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cimento, empresas do setor cimento, empresas do segmento cimento, setor cimento, segmento cimento, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    Entre janeiro e julho de 2021, as vendas de cimento apresentaram crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento das vendas de cimento está ligado ao desempenho do mercado imobiliário, por reformas e autoconstrução residencial e comercial.

    O volume total de vendas de cimento projetado pela Lafis em 2021, representa 88% do observado em 2014, ano de melhor desempenho para as vendas do setor. Neste sentido, apesar do desempenho esperado para o setor ainda se manter distante do melhor período do setor, 2021 deverá marcar o terceiro ano de recuperação das vendas de cimento, movimento que foi mantido mesmo durante os efeitos da pandemia tanto em 2020 quanto em 2021.

    Para os próximos anos, a Lafis projeta manutenção do crescimento das vendas de cimento, ainda que o aumento dos custos dos insumos e da taxa de juros representem um risco ao desempenho do setor para curto e médio prazos.

    Desta forma, apesar de não projetarmos retorno às máximas históricas, a demanda por cimento deverá se manter em um patamar superior aos menores níveis de produção dos últimos anos (2017 e 2018). O motivo para não projetarmos no curto prazo vendas maiores para o setor está associado ao baixo dinamismo do segmento de infraestrutura, considerando a baixa capacidade de investimentos do setor público, dado o elevado déficit fiscal esperado para os próximos anos.

    Especialista do Setor Marcel Tau Carneiro