Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cerveja, empresas do setor cerveja, empresas do segmento cerveja, setor cerveja, segmento cerveja, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2023
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos
    O ano de 2023 inicia-se com boas perspectivas para o setor cervejeiro nacional e alguns desafios herdados do passado recente.

    O otimismo setorial decorre de dois vetores principais: por um lado, 2023 deverá ser o primeiro ano completo sem que qualquer influência negativa da COVID-19 afete o setor o que deve garantir a realização de eventos que costumeiramente ocorrem no decorrer do ano e são demandantes de cerveja; por outro lado, os investimentos de novos players no setor (como a Estrella Galícia) deve aumentar a produção nacional no médio prazo além de aumentar a concorrência, o que deve fazer com que players estabelecidos busquem aumentar a competitividade.

    Por outro lado, o setor deverá ainda conviver com desafios, heranças de 2022 como a guerra no Leste Europeu. A continuidade do conflito pode ainda gerar impactos altistas nos preços dos fretes internacionais além de aumentar a volatilidade dos preços dos grãos no mercado financeiro e dos combustíveis. Essas pressões inflacionárias podem ser repassadas aos custos de produção o que exigiria a manutenção ou aumento nas taxas de juros e tornaria menos atrativa a realização de novos investimentos.

    Diante deste cenário, a Lafis vislumbra um ano de 2023 positivo para o setor cervejeiro nacional em que pese os desafios que o setor terá que enfrentar no curto prazo.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro