Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cerveja, empresas do setor cerveja, empresas do segmento cerveja, setor cerveja, segmento cerveja, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2022
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos
    Não há mal que dure para sempre! Parece que este dito popular não se encaixa neste momento no setor de cervejas. O recrudescimento da pandemia em algumas partes do mundo e o conflito no leste da Europa ampliaram os desafios do setor para o segundo semestre.

    O setor de cervejas, como a grande maioria dos setores industriais, vem sofrendo pressões altistas de custo desde meados de 2021 que permanecem e, até ampliaram-se no primeiro semestre de 2022. Portanto, os preços ao consumidor devem subir na segunda metade do ano.

    O desafio para a indústria é conciliar os aumentos no custo de produção com o repasse de preços. Sabe-se que a demanda por cerveja possui um efeito substituição relevante: quando os preços sobem, as pessoas, principalmente de classes mais baixas, deixam de consumir as cervejas mais caras e passam a consumir marcas mais baratas – o que pode reduzir margens da indústria.

    Por outro lado, teremos a Copa do Mundo de futebol entre os meses de novembro e dezembro, o que deve ampliar a demanda por cervejas no final do ano – época tradicionalmente de elevado consumo de bebidas por conta das festas de final de ano.

    Muito provavelmente, o brasileiro terá um final de ano com cervejas mais caras. Quem sabe a seleção de Tite nos brinde com a taça da Copa do Mundo trazendo ao menos esta alegria ao povo brasileiro!

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro