Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cerveja, empresas do setor cerveja, empresas do segmento cerveja, setor cerveja, segmento cerveja, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos

    Em sua primeira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, no último dia 20. Assim, Alexandre Tombini, presidente do Banco Central no novo governo, iniciou o ano elevando a taxa de juros de 10,75% a.a. para 11,25% a.a. com o objetivo de trazer a inflação ao centro da meta (4,5%), caracterizando uma importante tomada de decisão rumo a estabilidade de preços.

    A deliberação do comitê foi unânime e de acordo com as expectativas do mercado, que estavam, em sua maioria, alinhadas a 0,5 ponto percentual de aumento. A decisão representa, assim, o início de um ciclo de aperto monetário que deve ser estender por todo este ano. Segundo os representantes do governo, a medida visa trazer a inflação ao centro da meta, visto que em 2010 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, encerrou em 5,91%.
    O aumento da taxa de juros a levou para o seu maior patamar desde o início de 2009, o que pode ser verificado pelo gráfico abaixo. Entretanto, o Banco Central já deixou claro que a política monetária visando a contenção da inflação não se restringirá ao instrumento dos juros. As medidas macroprudenciais adotadas ao final de 2010 atuam, também, para conter a expanão do crédito, tendo efeito sobre a demanda e assim sob a inflação. Desta forma, agentes do mercado esperam uma maior coordenação das políticas monetária e fiscal no Brasil objetivando o crescimento econômico em trajetória não inflacionária.