Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • carnes, empresas do setor carnes, aves, empresas do setor aves, suinos, empresas do setor suinos,  economia, macroeconomia
    A conjuntura do setor em 2022 vem sendo marcada, assim como o de todas as commodities em que o Brasil se destaca, pelo conturbado cenário externo. Seja em função dos desequilíbrios produzidos pela volta da atividade pós-pandemia ou, mais recentemente, pelo conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, há impactos diretos e indiretos. Embora o Brasil esteja geograficamente afastado da guerra e seu principal cliente, a China, não esteja envolvido, os impactos indiretos podem ser percebidos.

    De um lado, o aumento do preço dos grãos utilizados como ração para os animais tem pressionado a estrutura de custos do setor. Num contexto interno de renda comprimida, os produtores têm tido dificuldade de repassar aos preços, sendo obrigados, em alguns casos, reduzir a margem de lucro para evitar perdas. Por outro lado, os embargos e disputas comerciais, se acirram dentro de um contexto de guerra, obrigando todos os países irem em busca de novos parceiros; no dia 13 de maio, a China autorizou 13 frigoríficos dos EUA a exportarem para o país, enquanto suspendeu mais quatro frigoríficos brasileiros. Seja por fatores econômicos ou geopolíticos, o cenário externo vem sendo o fiel da balança para o setor.

    Acumulado de janeiro a abril, as exportações de carne bovina atingiram 732,4 mil toneladas, alta de 30% em comparação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Já as receitas, atingiram US$ 4 bilhões no período, uma alta de 60% sobre o mesmo período de 2021. A China segue na dianteira como maior compradora, responsável por 344,4 mil toneladas de janeiro a abril, 37,2% a mais que o observado no mesmo período do ano passado. A tendência de alta deverá ser mantida enquanto o cenário externo permanecer como o atual.

    Especialista do Setor Marcos Henrique