Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • carnes, empresas do setor carnes, aves, empresas do setor aves, suinos, empresas do setor suinos,  economia, macroeconomia
    A União Européia suspendeu as importações de carne bovina brasileira a partir de 31 de janeiro, após receber do governo brasileiro uma lista com 2.681 propriedades aptas a exportar, de acordo com as novas exigências fitossanitárias do bloco. As autoridades européias esperavam uma lista com cerca de 300 estabelecimentos. Tamanha discrepância nos números levantou suspeita com relação ao rigor das autorizações e acarretou a proibição, que deve perdurar, pelo menos, até a conclusão das inspeções da missão de técnicos europeus aguardada para o próximo dia 25.
    O embargo deverá ocasionar uma redução momentânea nos preços internos, dada a previsão de redirecionamento da produção para o mercado doméstico. As projeções traçadas para o setor em 2008, no entanto, não se alteram substancialmente: as exportações não seriam tão afetadas, graças à expansão dos embarques para outros mercados; o faturamento não seria tão impactado, sustentado pelas vendas internas; e os preços retomariam sua trajetória assim que o fluxo de comércio começasse a se regularizar, num prazo previsto de no máximo três meses.
    Segundo dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a comunidade européia foi destino para 18% do volume das exportações brasileiras em 2007, que geraram US$ 1,34 bilhão em receita.