Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • carnes, empresas do setor carnes, aves, empresas do setor aves, suinos, empresas do setor suinos,  economia, macroeconomia
    O embargo total à importação de carne bovina brasileira imposto pela União Européia durou menos de um mês. Na última quarta-feira (27), o bloco liberou os embarques provenientes de 106 fazendas brasileiras, dentre as 150 relacionadas na lista entregue pelo governo brasileiro na sexta-feira, 22, alegando plena conformidade com seus critérios de rastreabilidade. A autorização poderá ser estendida a outras propriedades, a partir da conclusão das inspeções da missão de técnicos veterinários prevista para o dia 14 de março.
    A liberação foi simbólica, já que as propriedades autorizadas têm capacidade de atender uma ínfima parte do mercado europeu, mas sinaliza um caminho para a regularização do fluxo de comércio, que deve se completar ainda este ano.
    A proibição provocou queda apenas momentânea dos preços internos, especialmente nos estados anteriormente autorizados à exportação para a bloco. Em São Paulo – de onde já não saía carne bovina para a UE desde 2005 – os preços da carne e do boi gordo apresentaram elevação no mês de fevereiro, devido à restrita oferta de animais para abate. Na Europa, os preços da carne chegaram a subir até 20% em alguns países.No dia 30 de janeiro, a UE suspendeu as importações de bovinos do Brasil, após receber uma lista com propriedades supostamente adequadas às novas exigências com um número de estabelecimentos nove veze maior que o esperado. Segundo dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a comunidade européia foi destino para 18% do volume das exportações brasileiras em 2007, que geraram US$ 1,34 bilhão em receita. No dia 12 de fevereiro, a Rússia suspendeu as importações de carne in natura de bois criados no Mato Grosso, devido a uma ocorrência de estomatite vesicular no Estado.