Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • calçados, empresas do setor calçados, empresas do segmento calçados, setor calçados, segmento calçados, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcelo Balloti
    O ano de 2020 pode ser considerado o pior em 15 anos para o setor calçadista. A produção doméstica totalizou 764 milhões de pares – mesmo patamar de 2005 – e as exportações foram de 93 milhões de pares, o menor número em 40 anos. As quedas de produção e vendas externas, foram respectivamente, 18,4% e 18,6%.

    A recuperação para ambos os indicadores do setor é dada como certa; contudo o patamar desta ainda é incerto. No começo do ano, as projeções indicavam uma recuperação da ordem de 15% tanto para a produção como para as exportações setoriais; no entanto, a lentidão na vacinação e o recrudescimento fizeram com se revisasse para baixo estes números – produção em torno de 12% e exportação na casa dos 13%.

    Caso estes números se confirmem, o setor ainda continuará 7% menor do que em 2019 denotando a profundidade da crise. Nós da Lafis acreditamos que o setor só voltará aos patamares pré-pandemia em 2022; contudo as incertezas sanitárias, políticas e econômicas, podem fazer com que a plena recuperação só ocorra em 2023.

    Uma possibilidade positiva para o setor é a vacinação e recuperação da economia mundial mais rápida do que a vislumbrada no Brasil o que pode estimular as exportações – o patamar cambial do Real deve manter os preços brasileiros competitivos. Sendo as vendas externas responsável por 14% das vendas totais, talvez a demanda externa possa acelerar a recuperação do setor.

    Analista Responsável Marcelo Balloti Monteiro