Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • café, preço do café, preço do cafe, cafe melitta, máquinas de café, cápsulas de café, o café, 3 coraçoes, cafe 3 coracoes, cafe arabe, café pilão, preço do cafe hoje, café arábica, café em grãos, grão de café, preco cafe, cafe batido, industria de alimentos, empresas do setor café, empresas do segmento café, setor café, segmento café, economia, macroeconomia, cafeeiro, setor cafeeiro, segmento cafeeiro
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2010
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
     O grupo norte-americano Sara Lee, proprietário das marcas Pilão, café do Ponto e Seleto, concretizou a compra do grupo paranaense café Damasco por cerca de R$ 100 milhões. A aquisição envolve as marcas América (BA), Palheta (RS) além das fábricas locadas em Curitiba e em Salvador.

     A finalização do negócio faz parte da estratégia da Sara Lee para aumentar sua penetração nos mercados da região Sul e do Nordeste brasileiro. A empresa paranaense possui as marcas Maracanã e Negresco que tem mercado no Paraná e a Pacheco que tem visibilidade no Rio Grande do Sul. Soma-se a isso a aquisição da fábrica no Nordeste que deverá aumentar a competitividade visto que será possível produzir e distribuir na região.

     A aquisição da Sara Lee só veio confirmar a grande presença de empresas estrangeiras no segmento cafeeiro. Atualmente consolidada como a maior fatia do mercado (21%), a empresa vê de perto a segunda colocada no mercado, a 3Corações, joint-venture entre a brasileira Santa Clara e a israelense Strauss; no terceiro posto segue a alemã Melitta para só depois surgirem empresas nacionais como a café Maratá e a café Cacique. Existe a  possibilidade de que compras ou de fusões das gigantes com empresas menores direcionem a trajetória do setor no médio prazo, principalmente.