Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • café, preço do café, preço do cafe, cafe melitta, máquinas de café, cápsulas de café, o café, 3 coraçoes, cafe 3 coracoes, cafe arabe, café pilão, preço do cafe hoje, café arábica, café em grãos, grão de café, preco cafe, cafe batido, industria de alimentos, empresas do setor café, empresas do segmento café, setor café, segmento café, economia, macroeconomia, cafeeiro, setor cafeeiro, segmento cafeeiro
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2013
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    Foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) novas medidas de apoio ao setor cafeeiro. Dentre as medidas, está a prorrogação e a renegociação de dívidas vencidas e a vencer entre 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2014, prorrogando automaticamente o passivo de custeio e comercialização com início de pagamento previsto para julho de 2015 e parcelamento por mais 5 anos. Em relação às dívidas de investimento, as parcelas que vencem este ano serão transferidas para o fim do contrato.

    Com a renegociação das dívidas, que representará um custo de R$ 500 milhões para os cofres públicos, o governo espera aliviar o nível de endividamento do setor, favorecendo o fluxo de caixa dos cafeicultores que tem lidado com problemas relacionados à persistente queda dos preços do grão no mercado internacional.

    O Ministério da Agricultura sinalizou que caso a medida não surta o efeito esperado, novas ações poderão ser adotadas em prol da recuperação do setor. O governo tem apoiado a cafeicultura por meio de leilões de contratos de opção de venda. Através desse mecanismo, é permitido aos cafeicultores venderem ao governo um total de 3 milhões de sacas de café, caso o valor de mercado se mantenham abaixo dos preços de referência (R$ 343/saca).