Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2012
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    A Vale anunciou investimento de US$ 500 milhões na construção de um complexo de produção de biodiesel a partir do óleo de palma, no nordeste do Pará. O projeto trata da maior indústria processadora de óleo de palma do Brasil e deverá ficar pronto em 2015, com capacidade de processamento de 560 toneladas de óleo por hora. O programa é conduzido pela Biopalma, empresa que a Vale detém 70% do controle.

    O projeto da mineradora deverá impulsionar o desenvolvimento da região, criando cerca de 6.000 postos de trabalho, além de contar com a agricultura familiar para produzir um quarto da palma necessária para o complexo. Ademais, a mineradora tem buscado promover a redução da emissão de carbono, com meta de 5% até 2020. O investimento trará ainda redução dos custos com energia, que hoje representa 13,4% do custo total dos produtos vendidos da companhia.

    A indústria de biodiesel tem trabalhado, aproximadamente, com 50% de sua capacidade instalada, com competência para atender ao esperado aumento da mistura no diesel, hoje de 5%. Entretanto, o setor é bastante dependente da soja, com cerca de 70% da produção proveniente dessa matéria prima. Dessa forma, o aporte anunciado em palma é de extrema importância para o setor, que necessita aumentar, de forma mais consistente, a produção através de outras matérias primas.