Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    A gigante agrícola norte-americana ADM, iniciará a construção da primeira fábrica de biodiesel de Santa Catarina. Contando com incentivos fiscais estaduais (desconto do ICMS), a unidade está orçada em R$ 100 milhões, com previsão para funcionamento no final de 2012. A unidade gerará até 100 empregos diretos quando iniciar suas operações e deve promover benefícios econômicos para a cidade de Joaçaba, onde se localiza a unidade.

    A produção de combustíveis pela ADM deve ser preponderantemente advinda da soja que representa 80% da matéria prima utilizada para produzir biodiesel no país. Com estimativa de produzir 164 mil toneladas por ano, a empresa pretende aumentar em até 50% o volume de produção.

    Têm-se observado uma grande movimentação de investimentos no setor de biodiesel no Brasil, com tendência de que estes sejam destinados, em grande parte, ao mercado externo, uma vez que o país utiliza apenas 47% da sua capacidade instalada para atender sua demanda interna. No longo prazo, é previsto um maior uso de biodiesel no mercado doméstico dada às previsões de que a mistura chegue à 20% até 2020. Caso o governo antecipe estes aumentos, como foi feito recentemente, a demanda interna tende a aumentar, contribuindo com a redução da capacidade ociosa do setor.