Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2012
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    A cidade de Araguari, localizada ao norte de Santa Catarina, receberá investimentos de aproximadamente R$ 3,3 bilhões (1,4 bilhões de euros) para a construção de uma refinaria de biodiesel. O grupo chileno Mater LNG, responsável pelo aporte, aguarda apenas a conclusão de alguns estudos para iniciar suas atividades. O empreendimento pode gerar até 2.500 empregos.

    O montante total será subdividido em diversos projetos correlatos que fazem parte dos acordos assinados com a prefeitura do município. Aproximadamente 900 milhões de euros serão destinados à construção da unidade de biodíesel e seus derivados, 150 milhões de euros à obras de infraestrutura; outros 150 milhões serão utilizados para unidades de infraestrutura anexas à refinaria, 100 milhões em serviços de segurança, além de 70 milhões destinados à construção de creches e escolas.

    O setor de combustíveis renováveis, principalmente biodiesel, tem recebido diversos investimentos no Brasil. Contudo, a mistura de 5% do combustível renovável no diesel mineral é considerada baixa pelo setor que tem solicitado ao Governo o seu aumento. Isto tem gerado grande capacidade ociosa nas refinarias (aproximadamente 50%) e a espera para que o Governo altere a obrigatoriedade da mistura ainda pode levar algum tempo.