Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique

    Novos testes realizados no início de agosto destravaram o aumento para 11% na mistura do biodiesel no diesel; programado para junho deste ano, a medida havia sido congelada diante de testes inconclusivos sobre o desempenho dos motores de veículos automotores. Com isso, a ANP autorizou a mudança para o B11 a partir de setembro, o que motivou declaração positiva da ABIOVE: “O resultado é a retomada do cronograma que vai entregar um combustível que reduz a emissão de gases de efeito estufa e melhora a qualidade do ar nas cidades para o consumidor final. Além disso, com o cronograma em vigor, a setor poderá seguir investindo”.

    Com a mudança no percentual da mistura obrigatória, do biodiesel no diesel (de 7% para 11%) o setor estima uma expansão importante da fabricação do combustível. O nível de ociosidade tende a ser menor, tendo em vista as mudanças estruturais na lado da oferta, como a crescente necessidade de substituição dos combustíveis fósseis. Em complemento, medidas de modernização dos motores que visam economia de recursos e menor poluição, contribuirão positivamente para o novo ciclo. Soma-se a isso a crescente produção de soja que auxiliará na redução das pressões de custo para o setor.

    A expectativa com relação à melhora na atividade pós-reformas macroeconômicas, estimula maior fluxo de transporte que, por sua vez, deverá manter a produção de combustíveis, de maneira geral, em patamar elevado e o biodiesel, em particular, com crescimento constante como se pode observar no gráfico a seguir.

    Especialista do Setor: Marcos Henrique