Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique

    Sorocaba, localizada próximo a São Paulo, receberá a maior usina de biodiesel do Brasil. Com aporte estimado em R$ 150 milhões, a Bioverde Indústria e Comércio de Biocombustíveis construirá uma nova usina que poderá ter capacidade de produzir 400 milhões de litros do combustível por ano. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento já este ano e que destine até 40% da sua produção para o mercado europeu.

    O forte direcionamento da produção para o mercado externo se deve ao fato de suas plantas (a outra localiza-se em Taubaté - SP) estarem próximas ao porto de Santos o que diminui os custos com fretes. Dentro de 90 dias, os primeiros embarques de combustíveis deve seguir rumo a Itália e Espanha. Até meados de 2012, as entregas aos europeus devem ser de cerca de 10 milhões de litros por mês e em 2015 deverá alcançar a marca de 33 milhões de litros.

    O Brasil hoje possui grande capacidade ociosa na produção deste combustível renovável (a capacidade de produção é mais que o dobro da demanda interna). Este fato, faz com que as empresas busquem novas alternativas de venda do produto; devido aos altos custos com fretes e a moeda nacional valorizada, o mercado externo só se torna atrativo para unidades localizadas próximas aos portos. Isto poderá atrair mais investimentos para estas regiões.