Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2017
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    Nesta quinta-feira, dia 09, o governo confirmou a antecipação do aumento do percentual obrigatório da mistura do biodiesel no óleo diesel comercializado em todo o território nacional de março de 2019 para março de 2018. A medida foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e, assim, a partir de 1º de março de 2018 o percentual da mistura obrigatória passará de 8% (B8) para 10% (B10). 

    A antecipação já vinha sendo discutida pelo Governo desde julho deste ano, quando representantes do setor de biodiesel levaram ao presidente Temer a necessidade de aumentar o percentual da mistura antes de 2019. 

    O aumento da mistura obrigatória significa aumento imediato – a partir de 1º de março de 2018 – da demanda por biodiesel, que elevará significativamente a produção e o faturamento do setor a partir do próximo ano. Como a cadeia de produção do biodiesel cruza inevitavelmente com a cadeia de produção da soja e derivados, pois o óleo de soja é a matéria-prima principal do biodiesel, um aumento na demanda de biodiesel afetará diretamente o processamento doméstico de soja e o refino de óleo para biodiesel. 

    Outro impacto positivo da antecipação desta medida pelo Governo, é a consequente redução das importações de óleo diesel nos próximos anos.

    Especialista do Setor: Beatriz Araujo.