Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique

    A Covolan, empresa tradicional do segmento têxtil, anunciou investimento de R$ 200 milhões na ampliação de sua fábrica de biodiesel em Nova Mutum, no Mato Grosso, aumentando a capacidade de esmagamento de 100 mil toneladas de soja por ano, para 500 mil ton/ano. O investimento está dividido entre a construção de uma esmagadora de grãos, com capacidade para processar cerca de 20 mil sacas de soja por dia, ampliação da fábrica existente, no fomento da agricultura familiar e na compra de matérias primas, principalmente a soja.

    O investimento irá gerar até 2013 cerca de 62 novos postos de trabalho diretos e mais 300 indiretos, através do investimento na agricultura familiar. A iniciativa advém do apoio do governo com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em que as empresas devem adquirir 30% da matéria prima da agricultura familiar e assim participar de benefícios nos leilões realizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

    A empresa diversificou seu ramo de atividade a partir de 2006, quando iniciou com a fabricação de biodiesel, com promessa de ascendência do setor. Entretanto, o cenário atual é um pouco diferente pois a maioria das empresas produtoras de biodiesel trabalha com uma capacidade instalada ociosa muito grande. O país já seria capaz de suprir a demanda da mistura de biodiesel no diesel em 10% - atualmente esse número é de apenas 5%. O que as companhias esperam são incentivos do governo para trabalhar com a capacidade total.