Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • biodiesel, empresas do setor biodiesel, empresas do segmento biodiesel, setor biodiesel, segmento biodiesel, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2010
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    O grupo Maeda, uma importante empresa do segmento agroindustrial do país, foi incorporada nesta última quarta feira pela Brasil Ecodiesel. A negociação aguarda apenas a aprovação dos acionistas que deverão se reunir em assembléia extraordinária no dia 23 desse mês. A Maeda agora compõe aproximadamente 1/3 das ações ordinárias da empresa formada. Com essa associação a nova empresa passa a ter R$1,128 bilhão de capital social.

    O Grupo Maeda é uma empresa especializada na produção de algodão e grãos, já a Brasil Ecodiesel é a maior produtora de biodiesel no país. Com a incorporação as duas empresas deverão criar uma comercializadora de commodities agrícolas visando apropveitar os pontos fortes contidos em suas operações. Projeta-se uma receita de R$ 700 milhões para 2011, sendo que quase 50% corresponderá ao setor agroindustrial representado pela Maeda. Vale lembrar que a Maeda desde de maio deste ano é controlada pela Arion Capital um fundo bilionário e a Ecodiesel Brasil concebida para ser um dos maiores "players" no setor de biodiesel é controlada por bancos credores em função de dificuldades financeiras pelas quais a empresa passou nos últimos anos.

    Podemos observar que a junção das duas empresas, visa a redução de custos e aumento de eficiência fabril, pois existe uma sinergia entre os segmentos, ou seja, um especializado no cultivo e processamento de matérias primas necessárias para a produção do Biodiesel e o outro é responsável pela elaboração do combustivel em si. Outra característica relevante que corrobora a união das duas empresas é justificada pela busca de redução dos riscos e diversificação do leque de produtos amejado pela Brasil  Ecodiesel dentro do setor agroindustrial. Essa postura é explicada pela própria estrutura de mercado do biodiesel que criou expectativas iniciais de grandes ganhos, porém, mostrou-se de fato tímido e problemático. O setor não possui um marco regulátorio e conseqüentemente seu crescimento tende a ser minorado, além disso, as margens vem se reduzindo em decorrencia dos leilões de compra apresentarem certo deságio. Outro problema é a elevada capacidade ociosa advinda, da incapacidade do mercado nacional em absorver a oferta.