19 de fevereiro de 2021
-
AutorLafis
-
Ano2019
-
Categoria
-
Analista ResponsávelLais Cristina
De acordo com a Pesquisa Anual do Comércio Varejista 2019 da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas Aliança Bike , realizada no final de agosto com varejistas de bicicletas de todo o Brasil e divulgado neste início de outubro, cerca de 90% dos entrevistados apontaram que reduzir os impostos das bicicletas e seus componentes é uma medida importante para ampliar o uso de bicicletas no país, mas além disso, 80% apontaram que é importante aumentar a oferta de estrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e bicicletários).
A falta de estrutura cicloviária aumentam os riscos dos ciclistas nas cidades e desincentivam o uso da bicicleta como transporte. De acordo com os Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) a média anual de ciclistas mortos no trânsito é de 1,4 mil, e isso decorre das falhas nas políticas públicas a fim de promover o desenvolvimento e sustentação do transporte cicloviário no Brasil.
A Lei 13.724/2018, que instituiu o Programa Bicicleta Brasil (PBB) é uma tentativa de melhorar as condições gerais da mobilidade urbana brasileira, caracterizada pelo fluxo intenso de veículos motorizados. Entretanto, neste mês de outubro de 2019, a legislação completou um ano, e não saiu do papel, apesar do governo já ter anunciado início das discussões com vistas à sua regulamentação, com apoio das esferas estaduais, municipais, empresas privadas e organizações não governamentais.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo industrial de Manaus a produção de bicicletas no acumulado do ano até agosto atingiu cerca de 593 mil unidades, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2018. Há um aumento da demanda pela expansão do uso da bicicleta como meio de transporte.
No ano, destacam-se a performance das categorias Mountain Bike (MTB), com 47,9% de participação e Urbana (37,7%), que juntas representaram cerca de 85% do total das bicicletas fabricadas. De acordo com a entidade, a categoria Mountain Bike tem sido preferida até mesmo para o uso nos centros urbanos, pois embora seu uso original seja para trilhas e terrenos acidentados, alguns ciclistas passaram a utilizar esse tipo de bicicleta nas grandes cidades, pelas funcionalidades como suspensões, marchas e freios hidráulicos que garantem maior conforto e segurança.
Por fim, pode-se dizer que é imprescindível a atuação governamental para assegurar a melhoria da infra-estrutura cicloviária no País afim de que o crescimento do uso e produção das bicicletas se mantenham.
Analista do Setor Laís Soares.
Postagens Recentes
-
-
19 de fevereiro de 2021
-
-
19 de fevereiro de 2021
Video
Categorias
- Aços Longos (9)
- Aços não Planos (1)
- Aços Planos (10)
- Agricultura Geral (45)
- Algodão (1)
- Alimentos Geral (1)
- Alumínio (26)
- Atacadistas (19)
- Autopeças (25)
- Bicicletas e Motocicletas (16)
- Biodiesel (22)
- Café (15)
- Calçados (18)
- Carnes (Aves) (3)
- Carnes (Bovinos) (3)
- Carnes (Bovinos, Aves, Suínos) (45)
- Carnes (Suínos) (1)
- Celulares e Equipamentos de Comunicação (15)
- Celulose (4)
- Cerveja (47)
- Cimento (26)
- Combustíveis Automotivos (45)
- Comércio Varejista Geral (81)
- Construção e Mercado Imobiliário (52)
- Cosméticos e Higiene Pessoal (47)
- EBusiness (28)
- Embalagens (19)
- Energia Elétrica Distribuição (15)
- Energia Elétrica Geração (46)
- Energia Elétrica Transmissão (9)
- Energia Elétrica Transmissão e Distribuição (48)
- Fundição (13)
- Gás Natural (18)
- Hotéis e Turismo (43)
- Indústria do Fumo (2)
- Indústria Farmacêutica (26)
- Indústria Naval (4)
- Indústria Sucroalcooleira (54)
- Instituições de Ensino (34)
- Instituições Financeiras (58)
- Instituições Financeiras (1)
- Insumos Agrícolas (20)
- Laticínios (27)
- Linhas Branca Marrom e Port (23)
- Macroeconômico (21)
- Máq Agricolas Automotrizes (11)
- Máquinas e Equipamentos (23)
- Materiais de Acabamento (22)
- Meios de Pagamento (30)
- Mineração Geral (43)
- Minério de Ferro (5)
- Móveis (16)
- Navegação e Portos (55)
- Ouro (1)
- Papel e Celulose (30)
- Petróleo Produção e Refino (40)
- Planos de Saúde e Hospitais Privados (27)
- Plásticos (19)
- Pneus (16)
- Produtos Limpeza Doméstica (22)
- Química e Petroquímica Geral (34)
- Refrigerante e Água Mineral (25)
- Seguros (21)
- Shopping Centers (26)
- Siderurgia (39)
- Snacks Chocolates e Biscoitos (25)
- Soft Drinks Bebidas Não Alcoólicas (14)
- Soja e Biodiesel (23)
- Tecnologia da Informação (18)
- Telecomunicações (43)
- Telefonia Fixa (9)
- Têxtil e Confecções (21)
- Tintas e Vernizes (7)
- Transporte Aéreo (69)
- Transporte Ferroviário (41)
- Transporte Geral e Logística (1)
- Transporte Rodoviário (49)
- Trigos e Derivados (30)
- TV por Assinatura (2)
- Veículos Leves e Mobilidade (69)
- Veículos Pesados e Carroçarias (49)