Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • bancos, empresas do setor bancos, empresas do segmento bancos, setor bancos, segmento bancos, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    No dia 4 de dezembro de 2018, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou seu novo livro gratuito: “Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil”. A edição traz as principais medidas necessárias, sob o ponto de vista da Febraban, para a redução dos juros no país como forma de melhorar a oferta de crédito e reduzir a inadimplência, além de outros temas como o spread bancário e a concentração bancária, entre outras resoluções.

    Dentre as principais medidas discutidas no livro, estão: i) cadastro positivo, cujo projeto de lei está em análise no Congresso Nacional e visa a inclusão automática de consumidores no cadastro de bons pagadores; ii) lei de falência, que atualmente permite que apenas 15% do valor da garantia seja recuperado pelos bancos, enquanto em outros países vizinhos e emergentes esse percentual é superior a 60%; e iii) liberdade tarifária, já que muitas tarifas seguem as regras do Banco Central, mas são isentas para fintechs, que prestam serviços bancários de forma gratuita.

    Para a Lafis, o sucesso da implantação destas medidas favorecerá a melhora no cenário econômico geral, uma vez que, diante da redução dos custos de intermediação financeira e do risco de inadimplência, maior será o estímulo à oferta de um crédito mais barato, tanto para as famílias quanto para as empresas, o que poderá impulsionar o consumo e os investimentos não apenas para a retomada da capacidade até então ociosa, mas também sua expansão e modernização. As incertezas, porém, ficam por conta da aprovação destas medidas e o tempo necessário para implementá-las.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues.