Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • autopeças, empresas do setor autopeças, empresas do segmento autopeças, setor autopeças, segmento autopeças, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcelo Balloti
    O ano de 2020 pode ser considerado um dos piores da história do setor de autopeças brasileiro. A forte paralisação na atividade industrial entre março e maio – o setor chegou a trabalhar com 40% apenas da capacidade instalada – foi o suficiente para derrubar os números do setor. Embora ao longo do ano, houve recuperação consistente – chegando a números próximos de 70% na utilização da capacidade – não foram suficientes para reduzir as perdas dos meses mais agudos da pandemia.

    Para 2021, o setor tem esperança de resultados positivos, principalmente no segmento de reparação. Esta crença reside no fato da frota automotiva brasileira indicar uma trajetória de estabilização com relação ao crescimento e ao processo de envelhecimento da mesma; isto requer manutenção preventiva para que os veículos possam continuar a trafegar.

    A confiança na retomada não impede o setor de observar possíveis fragilidades para 2021. Dentre estas podemos destacar no nível microeconômico o atraso e/ou falta de matérias primas importantes provenientes dos setores siderúrgico e de resinas; já no lado macroeconômico, a taxa de câmbio elevada, a delicada situação no mercado de trabalho com consequente queda na renda das famílias e elevação na inadimplência.

    A recuperação esperada para 2021 deverá ser muito mais influenciada pela base frágil de comparação do que por melhorias estruturais no setor. A recuperação mais consistente do setor dependerá principalmente do segmento de reposição uma vez que as recentes saídas de montadoras devem diminuir a demanda por produtos do setor.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro