Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • atacadistas, empresas do setor atacadistas, empresas do segmento atacadistas, setor atacadistas, segmento atacadistas, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Kantar, a participação de mercado dos atacarejos cresceu 2,5 p.p. entre março e maio deste ano, enquanto formatos mais tradicionais, como os hipermercados e supermercados de vizinhança, apresentaram uma redução na participação no mesmo período (-1,2 p.p. e -0,5 p.p., respectivamente). Desta forma, os resultados confirmam a tendência de crescimento dos atacarejos como importante canal de compra no Brasil.

    Ainda que uma futura melhora no mercado de trabalho, bem como na renda, seja favorável à volta do consumidor aos supermercados de conveniência – o levantamento apontou para uma expansão de 2,1 p.p. na penetração deste formato no período – a procura das famílias por uma combinação entre preços baixos e embalagens com maior custo-benefício seguirá no curto e médio prazo. Isto porque o brasileiro, desde a crise de 2008, voltou a fazer compras de abastecimento, o que favorece a escolha pelas lojas de atacarejo.

    Diante desta preferência, a Lafis acredita que o setor atacadista seguirá com o processo de atualização e ampliação de seus serviços. Estas iniciativas incluem tanto a continuidade do processo de conversão de super e hipermercados em atacarejos, bem como a expansão das lojas em regiões ainda carentes deste tipo de comércio. Além disso, parte dos investimentos serão direcionados para a digitalização dos processos, visando a implantação de tecnologias que otimizem o desempenho de inventários e do controle de estoque.

    Especialista do Setor: Fernanda Rodrigues