Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • alumínio, empresas do setor alumínio, empresas do segmento alumínio, setor alumínio, segmento alumínio, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A produção interna de alumínio primário totalizou 596 mil toneladas no acumulado de doze meses até junho de 2019, representando o menor nível de produção acumulado em 12 meses da série histórica, considerando dados a partir de janeiro de 2007. Comparando somente o primeiro semestre de 2019 com mesmo período do ano anterior, a retração da produção de alumínio primário foi de 17,6%.

    A dificuldade de produzir alumínio a níveis competitivos internacionalmente se relaciona ao alto custo energético no País, que vem sofrendo reajustes, afetando diretamente o setor de alumínio, o qual caracteriza-se como uma indústria eletrointensiva, especialmente na etapa de redução da alumina para obtenção do alumínio.

    Neste sentido, a Lafis destaca que políticas que visem a redução do custo de energia elétrica no Brasil, como a abertura do mercado de gás natural, além da maior eficiência de fontes renováveis de geração elétrica, como a geração eólica e solar, podem contribuir para reverter a tendência observada ao longo dos últimos anos.

    Especialista do Setor  Marcel Tau.