Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • alumínio, empresas do setor alumínio, empresas do segmento alumínio, setor alumínio, segmento alumínio, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    A Lafis estima que a produção interna de alumínio primário possa atingir 1.050 mil toneladas em 2024. Tal perspectiva, considera um crescimento de 2,8% da produção setorial. A expansão módica esperada para 2024 está associada a uma forte base de comparação, considerando que 2023 registrou o melhor desempenho em termos de produção de alumínio primário desde 2013, sobretudo, devido à retomada da fábrica da Alumar.

    A expansão prevista para importantes mercados consumidores do setor em 2024, como a construção, indústria automotiva e o segmento de energia elétrica, contribuem para um cenário de maior produção de alumínio neste ano. Enquanto o mercado automotivo e de construção se recuperam de um ano ruim em 2023, o setor de energia elétrica deve se manter aquecido, com elevados planos de investimentos das companhias de todos os segmentos desse setor (geração, transmissão e distribuição).

    Projetamos retração das importações e crescimento das exportações de alumínio em 2024, considerando dados já divulgados e a dinâmica econômica esperada para esse ano.

    Neste cenário e considerando uma cotação do alumínio em 2024 superior a observada em 2023, a Lafis projeta crescimento de 6,7% do faturamento nominal do setor de alumínio em 2024.

    A Lafis destaca ainda que, diante do novo ciclo de alta da taxa de juros, setores industriais demandantes de alumínio, bem como a compra de produtos que utilizam alumínio em sua composição pelos consumidores finais, podem ser negativamente afetados, o que pode contribuir para a redução da produção de alumínio primário e manufaturados/semimanufaturados, em relação ao esperado anteriormente.

    Especialista do Setor Marcel Tau.