Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • agricultura, agrícola, economia, macroeconomia, agronomia, rural,  empresas do segmento agrícola, empresas do segmento agricultura
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2008
    • Categoria
    • Analista Responsável

    No último dia 2, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concedeu o direito ao Brasil de retaliar o governo norte-americano, condenando os subsídios americanos para o algodão, que acaba prejudicando a competitividade dos concorrentes, uma vez que os preços internacionais acabam sendo distorcidos e vários mercados são reprimidos.
    Essa disputa foi iniciada há cinco anos, em 2003, quando o Itamaraty entrou com um processo na OMC, alegando que os subsídios estavam prejudicando os produtores nacionais de algodão e esta entidade acatou a solicitação do Brasil: exigiu que os norte-americanos reformulassem seus programas de ajuda aos produtores, o que nunca ocorreu. O setor é um dos importantes doadores de recursos a candidatos dos EUA , um dos motivos pelos quais a Casa Branca não tem interesse algum em modificar seus programas, alegando que sua legislação está de acordo com as leis internacionais. Naquela ocasião os dois países acabaram entrando em um acordo, que não foi cumprido pelos norte-americanos, os quais prometeram corrigir as distorções. O Brasil, então, passou a reivindicar novamente uma posição sobre o caso à OMC, que condenou novamente os EUA.
    Com esta medida, a OMC permite que o Brasil suspenda direitos de patentes e interrompa parte do comércio com os EUA, deixando de importar alguns produtos.