Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • soja, empresas do setor soja, empresas do segmento soja, setor soja, segmento soja, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    Com aumento de 22,2% no volume e 29,6% na receita, o complexo da soja (grão, farelo e óleo) atingiu o melhor resultado em exportações na história. Foram 102,09 milhões de toneladas ao todo, o que trouxe uma receita de US$ 40,963 bilhões; apenas em dezembro, o país exportou 5,878 milhões de toneladas, o que corresponde a uma alta de 91,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    A soja em grão teve incremento de 23,1% na quantidade vendida, enquanto o farelo obteve alta de 19,2% e o óleo 9,7%. Principal produto nacional de exportação, o resultado positivo foi influenciado pela quebra de safra na Argentina, mas, sobretudo, pelo conflito comercial entre China e EUA, o que tem aumentado a demanda do país asiático por produtos brasileiros. Outro fator relevante no bom desempenho, foi a safra recorde da oleaginosa, que atingiu a marca de 120 milhões de toneladas no ano passado.

    Por outro lado, a safra de 2018/19 deve apresentar queda, de acordo com a Associação Brasileira de Exportadores de Soja (Aprosoja Brasil). A projeção de 110 a 115 milhões de toneladas se apoia na expectativa de forte estiagem nas principais regiões produtoras, o que tem diminuído o potencial produtivo nos últimos meses.

    Especialista do Setor Marcos Henrique.