Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • fundição, empresas do setor fundição, empresas do segmento fundição, setor fundição, segmento fundição, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    Restando apenas a divulgação dos números de dezembro, já é possível afirmar que a produção de fundidos avançou no ano, confirmando as perspectivas da Lafis. De janeiro a novembro de 2018, a produção setorial apresentou crescimento de 3,1% em relação a 2017.

    O principal fator que contribuiu para esse resultado foi o bom desempenho de setores demandantes, com maior destaque para a produção de veículos, que representa mais da metade do consumo total de fundidos. Outro setor que contribuiu para o resultado favorável para da fundição, considerando os dados de utilização de capacidade instalada, foi o de máquinas e equipamentos.

    Considerando o otimismo em torno do novo Governo e para a economia de maneira geral, observado por meio de indicadores de confiança, a Lafis considera que o setor de fundição tem plenas condições de continuar crescendo em 2019, embora ainda distante da produção pré-crise econômica. 

    No entanto, se por um lado as variáveis políticas podem contribuir para o ambiente de negócios e desempenho do setor, é importante considerar que também é um fator de risco no sentido de que alterações da condução da política econômica ou até mesmo na relação entre o executivo e o congresso (governabilidade), representando incerteza e podendo contribuir para o melhor ou pior desempenho da atividade econômica e setorial.

    Especialista do Setor Marcel Tau.