Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • comércio varejista, setor comércio varejista, economia, macroeconomia, varejo, setor varejo,empresas do setor varejo, empresas do segmento varejo
    De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) alcançou 115,5 pontos em dezembro de 2018, o que representa um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior na série com ajuste sazonal. Este foi o maior nível do índice desde de 2013 (125,5 pontos em dezembro), o que pode indicar uma retomada da confiança do empresariado a patamares pré-crise.

    Todos os subíndices também avançaram no período, com destaque para as expectativas do empresário do comércio relacionada à economia: crescimento de 10,1% em relação ao mês anterior e de 7,6% na análise interanual. Isto mostra que, passadas as incertezas provenientes do conturbado cenário político eleitoral, os empresários entrevistados (36,6%) acreditam que a economia está melhor no final de 2018, e 88,9% apostam em uma melhora também para o próximo ano, o que tende a confirmar a expectativa de maior crescimento do PIB no último trimestre de 2018, bem como a perspectiva para 2019 – avanço de 2,7% no PIB, de acordo com as estimativas da Lafis.

    Diante deste otimismo, 75,2% dos empresários entrevistados pela pesquisa afirmaram que pretendem reforçar o quadro de funcionários nos próximos meses, e as intenções de investimentos nas empresas cresceram 9,4% na variação anual. Com isso, a Lafis, em linha com a projeção divulgada pela CNC, espera um crescimento mais significativo e igual a 2,6% no volume de vendas do comércio ampliado nacional em 2018. 

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues.