Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • cimento, empresas do setor cimento, empresas do segmento cimento, setor cimento, segmento cimento, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A produção cimento de cimento recuou 1,2% no acumulado de janeiro a novembro de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Considerando novembro isoladamente, houve crescimento de 1,7% entre os dois anos. Ao observar um período mais longo, a produção setorial está estagnada em um baixo patamar nos últimos meses, em linha com a menor demanda do setor de construção, principalmente no que diz respeito ao segmento de infraestrutura. Vale lembrar que concreto e cimento são os principais insumos para a construção civil, representando juntos aproximadamente 15% do consumo de materiais, em valor.

    Em relação aos preços, até outubro de 2018 houve crescimento de 6,6% no preço do cimento, acima da variação de 3,8% da variação do IPCA no mesmo período. Informações coletadas na mídia e análises feitas pela Lafis, sinalizam que dentre as justificativas para o avanço do preço do cimento ao longo do ano se destacam: greve dos caminhoneiros e a demora para a normalização da distribuição do produto, principalmente em regiões mais afastadas das fábricas, além do fechamento/paralização de algumas fábricas, com destaque para as fábricas do Grupo João Santos, da marca de cimento Nassau.

    Especialista do Setor Marcel Tau