Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • atacadistas, empresas do setor atacadistas, empresas do segmento atacadistas, setor atacadistas, segmento atacadistas, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o setor apresentou crescimento real igual a 5,91% em outubro deste ano em relação ao mês anterior, após queda de 6,0% em setembro na mesma análise. Além disso, acumulou queda de 2,95% até outubro em comparação com o mesmo período de 2017, com perda de ritmo desde maio de 2018. Estes resultados mostram que o ano de 2018 tem sido desafiador para o setor atacadista nacional e que seu ritmo de recuperação tem se dado de forma mais lenta do que o esperado.

    A expectativa de crescimento nominal nas vendas de final de ano vem aumentando a confiança dos atacadistas para encerrar 2018 com resultado positivo. No setor supermercadista, por exemplo, um dos principais canais abastecidos pelo setor distribuidor, espera-se um crescimento igual a 10,0% nas vendas de final de ano em comparação com o mesmo período do ano passado (Abras). Além disso, as confraternizações de final de ano, como festas empresariais, amigo secreto e outras festividades, devem movimentar bares e restaurantes abastecidos pelo setor de distribuição.

    Desta forma, a Lafis espera que o setor atacadista mantenha sua rota de crescimento devido à procura de preços competitivos em relação ao comércio varejista, principalmente diante de um cenário: (i) de manutenção da taxa de juros em patamar reduzido, o que facilita a tomada de crédito pelas famílias estimulando seu consumo; (ii) de perspectiva de uma melhora, gradual, no mercado de trabalho; e (iii) de controle da inflação.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues.