Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • agricultura, agrícola, economia, macroeconomia, agronomia, rural,  empresas do segmento agrícola, empresas do segmento agricultura
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    A CONAB divulgou, no último dia 11, o terceiro levantamento para safra de grãos. No documento, a companhia informa que a safra esperada para 2018/19 deverá ser recorde, atingindo cerca de 238,4 milhões de toneladas. A safra anterior (2016/17) que também era estimada a safra recorde em 238,7 milhões de toneladas, acabou fechando o período em 237,6 milhões de toneladas. Entre as principais causas, destacam-se as condições climáticas que têm sido favoráveis a diversas culturas.

    Principal grão, a soja, com forte concentração na região Centro-Oeste, deve atingir 120,1 milhões de toneladas, 1,8% acima da safra passada. A melhora constante na produtividade, associada à expansão da área destina ao produto e a disputa comercial entre China e EUA, a despeito da trégua recente, têm sido fatores estimulantes ao produtor brasileiro. Já o milho, segundo maior grão em termos de importância, deve atingir 91,1 milhões de toneladas, tendo expansão de 0,8% na área plantada.

    Outra cultura relevante que vem demonstrando destaque neste ano é o algodão. Com alta de 17,8% sobre o período anterior, o produto deve atingir 2,4 milhões de toneladas de pluma, estimulado pelas cotações interna e externa. O café, por sua vez, importante e tradicional cultura nacional, vem apresentando resultados positivos em termos de produtividade e exportações, embora esteja em ciclo de bienalidade negativa.

    Especialista do Setor Marcos Henrique.