senha

login

SOLUÇÕES

DNA LAFIS
DNA Lafis

COMENTÁRIOS

Comentário Setorial

- 30 de setembro de 2016



Gás Natural: Uma nova alternativa de combustível para o transporte marítimo brasileiro
O gás natural é fortemente voltado para o setor de transportes na Europa, em especial automóveis e veículos pesados, tendo em vista o seu custo em comparação aos combustíveis fósseis e a poluição gerada pelos mesmos. No entanto, estudos já começam a ser elaborados visando a aplicação do gás natural no setor maritimo, o que  já é feito no Reino Unido e na Noruega.

O combustível mais utilizado pelo setor marítimo hoje no Brasil é o óleo combustível, que é derivado de um dos tipos mais pesados e poluentes de petróleo que existe. Com as mudanças nas exigências de emissão de poluentes, cresce a necessidade de combustiveis menos tóxicos, por isso o gás natural começará a ser estudado como uma nova alternativa. Outro fator importante é a exigência da Organização internacional marítima desde 2015 de redução do uso de combustíveis poluentes em locais da Europa, mas que podem ser extendidas para outros locais do planeta.  

Assim, apesar de ser uma alternativa recente, os estudos já estão ocorrendo sendo baseados na experiência internacional, o que, tornando-se uma realidade, deverá auxiliar e ampliar o faturamento do setor de gás natural no médio e longo prazo, tendo em vista a grande frota marítima brasileira. 

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino


Deseja receber nossos comentários setoriais gratuitamente em seu e-mail ?

Clique e Cadastra-se!

linkedin   linkedin   linkedin   linkedin   linkedin